Oficinas
AS DIVERSAS FACETAS DA ARTE DE OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS
Oficina destinada a professores da Educação Infantil e séries iniciais e a todas as pessoas que queiram melhorar seu desempenho na arte de ouvir e contar histórias. São apresentadas técnicas e estratégias que podem ser adaptadas a diferentes realidades. Geralmente, são dois encontros. No primeiro, são apresentadas as técnicas e cada integrante é convidado a escolher uma delas para elaborar uma contação. No segundo, assistimos a todas as contações e, juntos, elaboramos feedbacks para cada participante. Pode ser adaptada para apenas um encontro, muito embora a experiência comprove que dois encontros dão melhores resultados. Os principais tópicos gerais abordados são: a escolha da história, o estudo da história escolhida, a expressão corporal, a expressão vocal e os recursos adicionais que podem auxiliar o contador a montar uma ótima apresentação.
JOGOS, DINÂMICAS E BRINCADEIRAS PARA A SALA DE AULA
Oficina destinada a oferecer aos participantes a experimentação de diversas dinâmicas, jogos e brincadeiras que podem ser facilmente adaptadas para o ambiente da sala de aula. A aplicação dessas atividades lúdicas no ambiente escolar, além de trazer um frescor para a aula e tornar o ambiente mais cooperativo, tem como objetivo tornar o grupo mais unido, concentrado e disponível para a absorção de novos conteúdos. Ao final do encontro, além das vivências experimentadas, o participante recebe uma lista de referências bibliográficas que podem ser consultadas para a ampliação do seu repertório de jogos, dinâmicas e brincadeiras.
INTEGRAR E DESINIBIR
Oficina destinada a grupos de professores, contadores de histórias, empresários ou equipes que queiram vivenciar um momento de integração e desinibição. São jogos que desenvolvem a autoconfiança, a concentração, a integração do grupo e, principalmente, a desinibição. Desenvolver essas características pode auxiliar o participante a melhorar seu convívio no ambiente de trabalho e seu desempenho nos momentos em que seja convidado a expor uma ideia para o grupo.
A PRODUÇÃO DE TEXTOS A PARTIR DE JOGOS, DINÂMICAS E BRINCADEIRAS
Viola Spolin (2010) nos faz perceber que o jogo estimula a vitalidade e desperta a pessoa como um todo – mente e corpo, inteligência e criatividade, espontaneidade e intuição – quando todos, professor e alunos, unidos, estão atentos para o momento presente. A partir de uma conscientização sobre o modo como a criança e o jovem desenvolvem, por meio de atividades lúdicas, capacidades fundamentais como a interação, a socialização, a criatividade, a memorização, a imaginação e a oralidade, é preciso, então, buscar um repertório de atividades, dinâmicas e brincadeiras que auxiliem o aluno a descobrir e explorar suas próprias potencialidades. No primeiro momento, a metodologia aplicada para essa oficina oportuniza aos participantes um espaço destinado à vivência e à experimentação de jogos que estimulam a autoconfiança, a concentração, a integração do grupo e, principalmente, a desinibição. No segundo momento, são identificadas as possibilidades de utilização dessas vivências como disparadoras/estimuladoras de práticas de leitura e produção de textos em sala de aula. O participante é convidado a perceber que os momentos lúdicos podem trazer benefícios que vão além de tornar o ambiente da sala de aula mais cooperativo: eles podem ser ponto de partida para práticas de leitura e criação de textos potencialmente imaginativos e criativos.
WORKSHOP SOBRE APRESENTAÇÕES ORAIS DE TRABALHOS ACADÊMICOS
A apresentação de trabalhos orais é uma estratégia de avaliação recorrente no ambiente acadêmico. O ato de fazer apresentações em público pressupõe desinibição, controle da expressão corporal e da expressão vocal, domínio de conteúdo e noção das ferramentas de apresentação.
OBJETIVO
Compreender as ferramentas essenciais para a construção de uma boa apresentação oral no ambiente acadêmico.
CONTEÚDOS
- Enfrentamento do medo de apresentar trabalhos orais
- Ferramentas de apresentação (recursos audiovisuais)
- Domínio de conteúdo
- Integração das equipes de trabalho
- Sequência lógica na explanação dos assuntos
- Controle do tempo
- Exercícios e técnicas de apresentação
- Expressão vocal: respiração, projeção, dicção, articulação e leitura de textos
- Expressão gestual e corporal: movimentação pelo espaço, olhares, semblante, vícios corporais
OUTRAS OFICINAS (Entre em contato e solicite detalhamento):
- Cuidados com a língua escrita (para comerciários, técnicos administrativos, funcionários de escola e empresas
- Leitura e literatura infantil
- Dinâmicas de Leitura
- Resumo, Resenha, Paráfrase
- Como elaborar um Projeto de Pesquisa (Metodologia Científica)